Como Comprar no Paraguai

Como Comprar no Paraguai

Como Comprar no Paraguai

Como é de conhecimento de todos, comprar no Paraguai tornou-se um constante destino de brasileiros que buscam economizar em produtos de informática, eletrônicos e tecnologia. Seja para comprar placas-mãe, processadores, iPhones, smartphones Android ou aparelhos como consoles, a tendência é que aumente a quantidade de pessoas durante as temporadas em datas comemorativas, feriadões ou fim de ano. Nesse artigo iremos mostrar alguns cuidados que você deverá ter e assim refletir se vale a pena cruzar a fronteira para comprar no Paraguai.

O Paraguai faz divisa com dois estados brasileiros, o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Em Foz do Iguaçu, na chamada “Tríplice Fronteira”, é possível apenas atravessar a Ponte da Amizade, portanto o RG ou o passaporte, e se aventurar pelas lojas com preços mais baixos do país vizinho. Os brasileiros são atraídos pelos preços mais baixos e pela proximidade e facilidade de entrar para o Paraguai. Ao contrário do que muitos dizem, de o país ser o “berço da pirataria”, o Paraguai possui produtos de qualidade, originais e com ótimos preços.

Para comprar no Paraguai, como em todo lugar, você deve comprar com consciência e tomar certos cuidados, enumeramos abaixo:

Faça comparação de preços para comprar no Paraguai

Os preços do Paraguai não são baixos porque os produtos são todos pirateados. Existe sim muita falsificação, porem existem ofertas de produtos originais e com procedência. O principal fator que influencia no preço dos produtos, tem a ver com a tributação do governo paraguaio.

Os impostos cobrados dos fabricantes estrangeiras no Paraguai, são bem menores do que os impostos do Brasil. A legislação paraguaia faz menos exigências como: certificações de agências reguladoras, tradução de manuais e embalagens e os tributos repassados ao estado são muito menores.

Escolha as lojas antes de comprar no Paraguai

Para as pessoas que quiserem comprar no Paraguai, existem 3 cidades como opção de compras: Ciudad del Leste, a mais próxima, que faz divisa com Foz do Iguaçu, no Paraná; Salto del Guairá, que faz divisa com Guaíra, ao norte da fronteira; e Pedro Juan Caballero, que fica próximo a Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Ciudad del Leste, por ser mais em conta e por ser mais fácil chegar, é o destino que a maioria dos compristas escolheu. Quem conhece e vem frequentemente a Ciudad del Este, sabe que não se deve dar ouvidos aos ambulantes e pessoas que ficam chamando para conhecer as lojas. Sempre escolha um local que tenha boas referências, que seja conhecido por não oferecer produtos falsos e sim com procedência e originais.

Que moeda usar para comprar no Paraguai

Você pode trocar seu real pela moeda americana (dólar americano), antes de cruzar a fronteira ou em casas de câmbio idôneas no Paraguai, comprando tudo em espécie. Desta forma, você evita os impostos brasileiros, que podem deixar o produto mais caro no final.

Devido ao fluxo constante de brasileiros, muitas lojas aceitam pagamento em real e cartões internacionais emitidos no Brasil. Mas vale lembrar que o preço em real pode ser um pouco maior do que a pura conversão para dólar em casas de câmbio.

Impostos ao comprar no Paraguai

Voltando para o Brasil, Receita Federal determina que, se as suas compras custaram menos de US$ 300,00 (a pé ou de carro) ou US$ 500,00 (de avião), você não precisa declarar nada e pode ir para casa tranquilo desde que obedeça a alguns critérios da Cota de Compras no Paraguai.

Se as compras ultrapassarem o limite, será preciso emitir uma “Declaração de Bens do Viajante” e pagar o imposto calculado na hora ao atravessar a aduana. Os tributos são equivalentes a 50% do valor excedido, levando em conta a cotação do dólar no dia que a declaração for feita na aduana.

Resumo
Data
Item
Como Comprar no Paraguai
Classificação
51star1star1star1star1star
Fechar Menu
×
×

Carrinho